Morre Alcides Lima, o 'Cidão', baterista e fundador da Traditional Jazz Band
12/04/2025
(Foto: Reprodução) Natural de Sorocaba, Cidão começou a tocar bateria aos 16 anos. Em 1964, se uniu a um grupo de jovens universitários com o desejo de recriar o jazz tradicional com liberdade e personalidade. Cidão, da Traditional Jazz Band
Reprodução/Redes Sociais
Alcides Lima, o Cidão, um dos grandes nomes do jazz nacional e fundador da banda paulistana Traditional Jazz Band, morreu neste sábado (12) aos 85 anos.
Nas redes sociais oficiais da banda, uma nota de pesar homenageia o músico.
" É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de Alcides Lima, o querido Cidão, baterista e um dos fundadores da Traditional Jazz Band (TJB).
Cidão foi parte essencial da nossa história desde o início, em 1964. Com seu talento, carisma e paixão pelo jazz, ele ajudou a construir a identidade sonora e afetiva da banda — marcando gerações com sua batida inconfundível e presença cativante nos palcos.
Mais do que um músico brilhante, Cidão foi um amigo, um parceiro e uma inspiração para todos nós. Neste momento de luto, prestamos nossa homenagem a ele e enviamos nosso abraço solidário à família, aos amigos e aos fãs que compartilharam tantos momentos ao som de sua música. 🎶 Obrigado por tudo, Cidão. Seu ritmo segue vivo em nossos corações", diz a nota.
Natural de Sorocaba, Cidão começou a tocar bateria aos 16 anos. Em 1964, se uniu a um grupo de jovens universitários com o desejo de recriar o jazz tradicional com liberdade e personalidade.
Ao longo de mais de seis décadas, Cidão se apresentou no Brasil e no exterior, inclusive em festivais de jazz em New Orleans, Califórnia, Washington e Boston, nos Estados Unidos.
Gravou 21 CDs com a Traditional Jazz Band e participou de trilhas sonoras de filmes, como "Eros", "Eu", "Amor estranho amo" e "Forever", do cineasta Walter Hugo Khouri.
Cidão era casado com Vera Lúcia, tinha três filhos e três netos.
O velório vai ocorrer no domingo (13), das 8h às 14h, na Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, na Bela Vista. O corpo do músico será cremado na Vila Alpina.
Traditional Jazz Band
Reprodução/Redes Sociais